Renault investe US$ 350 milhões na Argentina para produzir sucessora da Oroch
Modelo será baseado no protótipo Niagara Concept revelado em março deste ano; investimento será destinado à fábrica Santa Isabel, em Córdoba
César Tizo - setembro 17, 2024
A Renault anunciou nesta terça-feira (17) um investimento significativo de US$ 350 milhões para a produção de uma nova picape de meia tonelada em sua fábrica Santa Isabel, localizada em Córdoba, na Argentina. O anúncio foi feito por Luiz Fernando Pedrucci, CEO da Renault América Latina, e Pablo Sibilla, Presidente e Diretor Geral da Renault Argentina, em uma reunião com autoridades argentinas, incluindo Luis Caputo, Ministro da Economia, Pablo Lavigne, Secretário de Comércio e Indústria, e Myrian Prunotto, Vice-Governadora da Província de Córdoba.
“Com esse investimento, a Renault reforça seu compromisso com a América Latina, especialmente com a Argentina. A produção da nova picape de meia tonelada é um passo importante para a transformação da nossa marca e consolida nossa estratégia global,” declarou Luiz Fernando Pedrucci.
A nova picape será o primeiro modelo fabricado na Argentina usando a Renault Group Modular Platform (RGMP), uma plataforma global e flexível que também deu vida ao projeto do Kardian. A picape será fabricada inicialmente apenas na Argentina, tendo como foco a exportação para outros países.
Pablo Sibilla destacou que o lançamento da nova picape marca um novo capítulo na história da Fábrica Santa Isabel, que se aproxima de seus 70 anos de operação. “Com um perfil exportador previsto para entre 65% e 70% da produção, reafirmamos a capacidade e o talento da indústria argentina,” afirmou.
Sucessora da Oroch
O design final da nova picape será baseado no protótipo Niagara Concept, apresentado no início deste ano. Esta picape substituirá a Renault Oroch, atualmente disponível no Brasil, e reforçará a presença da marca francesa no segmento de picapes intermediárias. Com um design moderno e robusto, a nova picape promete ser uma forte concorrente para a Fiat Toro e outros rivais no mercado.
A plataforma RGMP oferece vantagens significativas, permitindo a fabricação de veículos com diferentes comprimentos, entre-eixos e tipos de motorização. A plataforma tem ainda uma proposta multienergia, com opções que vão desde motorização apenas a combustão interna, incluindo versões bicombustível e baseadas em GLP, até sistemas eletrificados, como híbridos leves de 48V e híbridos plenos, com opções de tração dianteira ou integral.
A previsão é que a sucessora da Oroch seja lançada em 2026 e pode até contar com uma versão desenvolvida para a marca Nissan. A conferir.
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