Imediatamente, começaram a circular informações de que o Jeep Avenger seria o modelo escolhido pela Stellantis para ganhar a procedência nacional.
Nesta semana, o Guru dos Carros apurou, junto a fornecedores, que o modelo de entrada da Jeep será, de fato, o quarto veículo a ser fabricado em Porto Real. Até o momento, a Stellantis não se pronunciou oficialmente sobre o tema.
O que esperar?
O Jeep Avenger foi apresentado globalmente em setembro de 2022, durante o Salão de Paris, com produção iniciada na Europa em janeiro de 2023. O modelo utiliza a plataforma CMP, desenvolvida pela Peugeot-Citroën, o que colabora para facilitar sua nacionalização em Porto Real.
Um ponto interessante é a variedade de opções de propulsão do Jeep Avenger, que foi lançado inicialmente na Europa com motorização 100% elétrica. Posteriormente, foram introduzidas versões com motor a combustão interna, além de duas opções híbridas: a e-Hybrid, com tração dianteira, e a 4xe, com tração integral viabilizada pela adição de um motor elétrico traseiro.
Com 4,08 m de comprimento, 1,77 m de largura e 2,56 m de entre-eixos, o Jeep Avenger competirá diretamente com modelos como o Fiat Pulse, Renault Kardian e, futuramente, o Volkswagen Tera, posicionando a Jeep em uma categoria com grande potencial de crescimento nos próximos anos.
O Avenger fabricado no Brasil provavelmente compartilhará com os atuais modelos Citroën produzidos em Porto Real o motor 1.0 turbo com injeção direta, que recentemente estreou sua alternativa eletrificada na linha 2025 do Fiat Pulse e do Fiat Fastback.
Como o projeto de nacionalização do Jeep Avenger está em fase inicial, é esperado que o lançamento do crossover no Brasil ainda leve mais de um ano para ocorrer. Vamos acompanhar de perto!