Hyundai IONIQ 9: SUV elétrico promete 620 km de alcance e “lounge” interno
Modelo com mais de 5 m de comprimento terá até 434 cv de potência, amplo espaço e conteúdo superior de tecnologia
César Tizo - novembro 21, 2024
A Hyundai revelou na última quarta-feira (20) o IONIQ 9, inédito SUV totalmente elétrico com três fileiras de assentos. A novidade, que deverá ocupar o posto de modelo topo de linha da fabricante, se destaca pelo porte, registrando 5,06 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,79 m de altura e mais de 3,10 m de entre-eixos, o que deverá resultar em alto nível de conforto aos passageiros.
O novo produto faz parte do compromisso da Hyundai de oferecer uma linha completa de 23 elétricos até 2030, complementando a gama já composta paelo IONIQ 5 e IONIQ 6. Segundo José Muñoz, presidente e COO global da Hyundai, o IONIQ 9 terá a função de “solidificar a liderança da marca na eletrificação“.
Espaço, conforto e sustentabilidade
Projetado para até sete ocupantes, o IONIQ 9 oferece assentos reclináveis nas duas primeiras fileiras e a inovadora função de massagem Dynamic Body Care. Um sistema de assentos giratórios na segunda fileira permite maior interação entre os passageiros quando o veículo está parado.
O console central deslizante Universal Island 2.0 aumenta a praticidade com armazenamento acessível a partir de várias posições. A capacidade do porta-malas varia de 620 litros com os três bancos erguidos a 1.323 litros com os bancos traseiros rebatidos, além de um porta-malas frontal de até 88 litros.
O interior utiliza materiais sustentáveis, como couro ecológico e tecidos reciclados, e o design lounge-like promove uma atmosfera relaxante com luz natural, graças ao teto solar panorâmico.
Performance elétrica
Desenvolvido sobre a plataforma modular E-GMP, o IONIQ 9 promete até 620 km de autonomia no ciclo WLTP, dependendo da configuração. A bateria de alta capacidade com 110,3 kWh pode ser recarregada de 10% a 80% em apenas 24 minutos em carregadores 350 kW de potência.
O modelo estará disponível com três opções de motorização, incluindo uma versão de alta performance que acelera de 0 a 100 km/h em até 5,2 segundos e soma 434 cv de potência oriunda dos dois motores, posicionados um em cada eixo para conferir tração integral ao SUV. Tecnologias como atualizações de software via OTA, assistente virtual com inteligência artificial e sistema de carregamento bidirecional (V2L) complementam a experiência do usuário.
Segurança e design
Com coeficiente de arrasto de apenas 0,259, o design exterior do IONIQ 9 combina estilo futurista e eficiência aerodinâmica, incorporando elementos como pixels paramétricos nas luzes dianteiras e um novo sistema de abas de ar ativas.
Entre os itens de segurança, o SUV conta com 10 airbags, sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e recursos como controle de tração em terrenos variados e suspensão adaptativa.
Lançamento global em 2025
Com vendas previstas para começar na Coreia do Sul e nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2025, o IONIQ 9 será lançado posteriormente na Europa e em outros mercados. Entramos em contato com a Hyundai para saber se o IONIQ 9 está nos planos para o mercado brasileiro. Assim que a marca nos responder, atualizaremos a notícia.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok