O ano de 2024 ficou marcado por novos recordes de investimentos anunciados pela indústria automotiva. A Anfavea estima que R$ 125 bilhões serão investidos entre 2025 e 2033, impulsionados pelo otimismo em torno do Programa Mover, que busca fomentar a pesquisa e a produção de veículos mais sustentáveis e com maior eficiência energética.
O ano também foi marcado pelo crescimento de 89% nas vendas de veículos eletrificados, além do anúncio de novas fábricas e da entrada de marcas focadas exclusivamente em importação, como Neta e Zeekr. O aumento das importações gerou debates sobre a balança comercial e a proteção à indústria nacional. A Anfavea chegou a pleitear o retorno imediato da alíquota de 35% para modelos elétricos e híbridos, mas o pedido não teve avanço significativo.
Destaque para BYD e GWM
As novas entrantes BYD e GWM expandiram rapidamente suas redes de concessionárias e conquistaram uma fatia significativa do mercado. No entanto, o início da produção local enfrentou polêmicas relacionadas a volumes, percentual de nacionalização e benefícios fiscais. Apesar das discussões, a perspectiva é de impacto positivo caso os projetos sejam implementados com sucesso.
A Fiat iniciou a produção local de modelos híbridos leves, juntando-se a outras marcas como CAOA Chery e Toyota. Em breve, BMW, BYD e GWM também entrarão nesse mercado. A diversificação de tecnologias tem permitido ao consumidor comparar as novidades e escolher soluções que atendam às suas necessidades e orçamento.
Dados de vendas de eletrificados em 2024
Em dezembro, o segmento de elétricos atingiu 21.737 unidades vendidas, o maior volume já registrado, com crescimento de 26% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, foram vendidas 177.613 unidades, representando 7,15% do total do mercado automotivo e um crescimento de 89% sobre 2023.
Veículos 100% elétricos: 61.584 unidades vendidas, um aumento de 219% em relação ao ano anterior.
Híbridos plug-in (PHEV): Lideraram com 62.372 unidades, um crescimento de 93,68% em relação a 2023.
Híbridos puros (HEV): 35.562 unidades, crescimento de 16,7%.
Híbridos leves: 18.950 unidades, crescimento de 51%, com destaque para os modelos da Fiat.
Principais modelos e marcas
Modelos elétricos mais vendidos:
BYD Dolphin Mini: 21.945 unidades
BYD Dolphin: 15.201 unidades
GWM Ora: 6.326 unidades
A BYD liderou com 71,24% de participação no mercado de elétricos, seguida por GWM e Volvo.
Modelos híbridos mais vendidos:
BYD Song (todas as versões): 27.689 unidades
GWM Haval H6 (todas as versões): 22.893 unidades
Toyota Corolla Cross Hybrid: 13.456 unidades
A BYD também liderou entre as marcas híbridas, seguida por GWM e Toyota.
Desafios e perspectivas
O futuro dos eletrificados no Brasil é promissor, com expectativa de crescimento superior a 40% em 2025. Contudo, desafios como infraestrutura de carregamento, ampliação da rede de concessionárias e fidelização de clientes serão cruciais para sustentar essa curva ascendente.
O sucesso das novas empresas no mercado brasileiro dependerá da qualidade do serviço de pós vendas, de políticas comerciais que preservem margens, bem como da desvalorização em índices aceitáveis. O mercado segue aquecido e com grandes oportunidades para marcas e consumidores.
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