Reforma estética para o SUV médio foi revelada em 2024 na América do Norte; atualização vai estrear ainda neste ano no Brasil
César Tizo - fevereiro 1, 2025
O Volkswagen Taos 2025 foi novamente flagrado em testes no Brasil, reforçando a expectativa de que a marca alemã trará uma série de melhorias para manter seu SUV médio competitivo no mercado.
Atualmente, o modelo tem como concorrentes diretos o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross. Apesar de suas credenciais técnicas sólidas, o Taos ainda não consegue causar o mesmo impacto do que os rivais na categoria em termos de volume de vendas.
Além de uma reforma estética sutil, espera-se que o SUV receba atualizações tecnológicas e de equipamentos. A previsão é que o facelift chegue ao mercado brasileiro em breve, assim que o estoque das unidades 2024 for esgotado.
Mudanças visuais
Como já antecipado pelo modelo norte-americano, o Taos 2025 inaugurou uma dianteira redesenhada, com faróis mais estreitos e uma nova grade frontal, alinhada à linguagem visual adotada pela Volkswagen em seus lançamentos recentes. A traseira também foi atualizada, com mudanças nas lanternas e no para-choque. Nos EUA, o modelo estreou ainda novas rodas de liga leve e opções de cores inéditas, entre elas a chamativa Bright Moss Green que você confere nas fotos abaixo.
Atualizações no interior
Embora o protótipo em testes no Brasil ainda não conte com imagens do interior reveladas, espera-se que o facelift do Taos a ser oferecido em nossa região traga as mesmas atualizações de tecnologia e conectividade inauguradas pelo SUV fabricado no México.
Por lá, o SUV ganhou um painel modernizado, com uma central multimídia com tela flutuante de 8″, novos materiais e acabamentos premium, incluindo opções de estofados em tecido ou couro, dependendo da versão. Além disso, o modelo recebeu melhorias no isolamento acústico, proporcionando maior conforto e silêncio na cabine.
Bem equipado, o Taos 2025 lançado nos EUA conta com o pacote IQ.Drive de direção semiautônoma, além de recursos como frenagem automática de emergência com monitoramento de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop and Go, monitoramento ativo de pontos cegos, assistência de permanência em faixa e alerta de tráfego traseiro.
Mecânica aprimorada?
Até o momento, o Volkswagen Taos é comercializado no Brasil importado da Argentina nas versões Comfortline (R$ 196.990) e Highline (R$ 220.990), ambas movidas pelo motor 1.4 TSI com até 150 cv e 25,5 kgfm de torque. O propulsor em questão trabalha unicamente com o câmbio automático 6 marchas.
No entanto, a Volkswagen prepara mudanças significativas em sua linha de motores. Uma delas é a nacionalização do motor 1.5 TSI evo2, que será produzido em São Carlos (SP). O propulsor mais sofisticado é o sucessor do 1.4 TSI e oferece diversas tecnologias para aprimorar a eficiência, entre elas o sistema ACTplus, que permite a desativação de até 2 dos 4 cilindros.
No México, o Taos já utiliza o propulsor 1.5 TSI associado ao câmbio automático com 8 marchas, dupla, portanto, mais avançada em relação ao conjunto motriz do Taos argentino.
Outro ponto de atenção é a possível mudança na procedência do Taos para o mercado brasileiro. Segundo relatos da imprensa argentina, a Volkswagen ainda não decidiu sobre a continuidade da produção do SUV no país vizinho, o que abriria espaço para a importação do modelo mexicano.
Híbrido à vista?
Para tornar o lançamento do Taos 2025 ainda mais impactante no Brasil, a Volkswagen poderia apresentar uma versão eletrificada do SUV. O motor 1.5 TSI já serve de base para uma variedade de híbridos da marca na Europa, desde híbridos leves até plug-in.
A introdução de uma mecânica mais eficiente para o Taos seria um diferencial competitivo importante, em especial em um segmento cada vez mais acirrado, como é o caso dos SUVs médios.
Nos resta aguardar os detalhes oficiais e ver como a marca posicionará o Taos 2025 frente aos rivais. Enquanto isso, os protótipos em testes sugerem que a espera valerá a pena.
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