Senado aprova acordo para reconhecimento da CNH brasileira na Itália
Medida facilita a conversão da habilitação e beneficia comunidade brasileira no país europeu
César Tizo - fevereiro 20, 2025
O Senado Federal aprovou na última quarta-feira (19) um acordo entre Brasil e Itália para o reconhecimento recíproco das carteiras de habilitação nos dois países.
O tratado, formalizado em Brasília em junho de 2024, permitirá que brasileiros residentes na Itália convertam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o equivalente italiano sem a necessidade de novos exames. A medida segue agora para promulgação.
A nova regulamentação substitui um acordo anterior, em vigor entre 2018 e 2023, que beneficiou mais de 6 mil brasileiros.
Com cerca de 160 mil cidadãos brasileiros vivendo na Itália, a renovação do pacto atende a um pedido da comunidade, desburocratizando o processo para condução de veículos no país europeu.
Durante a votação, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) destacou que o reconhecimento da CNH trará mais segurança e tranquilidade aos brasileiros no exterior e sugeriu que novos acordos sejam firmados com outros países.
Atualmente, sem esse tipo de acordo, motoristas brasileiros que residem na Itália precisam refazer exames para obter a habilitação local após um período determinado.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok