Fábrica da BYD na Bahia começa a operar dia 26 de junho
Unidade será aberta às 9h da manhã e marca nova fase industrial da marca no Brasil; empresa também trará modelo com a Super e-Platform ainda em 2025
César Tizo - maio 28, 2025
Durante coletiva realizada nesta quarta-feira (28) para apresentação da gama Song Plus 2026, a BYD confirmou que o início das atividades em sua fábrica de Camaçari (BA) ocorrerá no dia 26 de junho, às 9h da manhã. A planta industrial está sendo finalizada no antigo complexo da Ford e será a primeira da marca chinesa para automóveis no país.
O complexo terá 4,6 milhões de metros quadrados e engloba 26 novas instalações na primeira fase de obras, com um investimento inicial de R$ 5,5 bilhões, 83% a mais do que o previsto inicialmente. A unidade terá capacidade instalada para 150 mil veículos ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil veículos em uma segunda etapa.
Até o momento, está confirmado pela BYD que caberá ao Song Pro inaugurar a linha de montagem na Bahia. Com a nacionalização, o SUV híbrido plug-in se tornará flex, podendo aceitar etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Segundo a empresa, 100 engenheiros chineses e brasileiros trabalharam no desenvolvimento do motor 1.5 flex, que terá soluções para “melhorar a eficiência do veículo quando abastecido com etanol, reduzindo a diferença de rendimento em relação à gasolina e garantindo um desempenho superior em diversas condições“.
Após o BYD Song Pro, o elétrico Dolphin Mini, atualmente o veículo mais vendido no Brasil com este tipo de propulsão, se tornará o segundo produto da BYD a ser fabricado localmente.
BYD anuncia estreia de fábrica na Bahia em junho
Super e-Platform
Além de anunciar a data para o início das operações da fábrica na Bahia, o vice-presidente sênior da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, revelou que a empresa trará ainda em 2025 um novo modelo ao Brasil baseado em sua Super e-Platform, arquitetura que integra soluções avançadas de motorização elétrica, baterias e conectividade. A empresa não detalhou qual será o modelo.
Revelada em março deste ano na China, a Super e-Platform se destaca por oferecer potência de carregamento de 1 megawatt (1.000 kW), o que torna a recarga de veículos elétricos tão rápida quanto abastecer um carro a combustão.
Em apenas 5 minutos, tempo similar ao necessário para reabastecer um carro a combustão, é possível obter 400 quilômetros de autonomia em um automóvel construído sobre a Super e-Platform.
Para oferecer suporte à essa nova tecnologia, a BYD desenvolveu o primeiro terminal de carregamento ultrarrápido resfriado a líquido, capaz de fornecer até 1.360 kW de potência.
A Super e-Platform foi apresentada na China nos modelos Han L e Tang L (conhecido no Brasil como Tan), um forte indício, portanto, de quais produtos devem inaugurar a tecnologia por aqui. Vamos acompanhar.