Com amplo espaço interno e ótimo porta-malas, Renault Boreal mira Corolla Cross e Compass
SUV global será fabricado em Curitiba (PR) e posiciona a marca no segmento de médio porte, um rival para Compass e Corolla Cross
César Tizo - julho 10, 2025
A Renault revelou oficialmente nesta quinta-feira (10) o Boreal, novo SUV global da marca e pilar fundamental do plano estratégico International Game Plan 2024–2027, que visa ampliar a presença da empresa fora da Europa com produtos mais rentáveis e adequados aos mercados emergentes. O modelo será fabricado no Brasil, na planta de São José dos Pinhais (PR), e tem estreia comercial confirmada para o último trimestre de 2025. A produção brasileira atenderá 17 países da América Latina, enquanto a planta de Bursa, na Turquia, abastecerá outros 54 mercados.
Posicionado no segmento de médio porte, onde o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross são referência em vendas no Brasil, o Renault Boreal chega com foco em valor agregado, espaço interno, conectividade e segurança.
Renault Boreal
Com 4.556 mm de comprimento, entre-eixos de 2.702 mm e 1.841 mm de largura, o SUV provou, no primeiro contato do Guru dos Carros com a novidade, oferecer ótimo aproveitamento interno e porta-malas generoso para 522 litros de bagagens de acordo com padrão VDA. A distância em relação ao solo de 213 mm e os ângulos de entrada e saída (22° e 27°, respectivamente) do Boreal realçam seu visual robusto e revelam boa aptidão para uso sobre vias não pavimentadas.
Renault Boreal: amplo porta-malas para 522 litros (VDA) é um trunfo da novidade
Sob o capô, o destaque é o motor 1.3 TCe turbo com injeção direta, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. No mercado brasileiro, o propulsor será oferecido em versão flex com até 163 cv e 27,5 kgfm de torque (270 Nm), associado ao câmbio automático EDC de dupla embreagem úmida e seis marchas. A solução favorece desempenho e eficiência, segundo a Renault, com trocas rápidas e sem trancos, além de maior durabilidade frente às condições da região.
Espaço interno da novidade também agradou ao primeiro contato
O Boreal também será lançado com um nível superior de personalização e assistência ao condutor. O SUV incorpora até 24 sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), incluindo alerta e assistente de permanência em faixa com correção ativa, frenagem autônoma de emergência, detector de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensor de fadiga, assistente de estacionamento automático com câmeras 360º, entre outros.
A cabine segue o padrão dos modelos mais recentes da Renault, com acabamento bem elaborado, bancos com ajuste elétrico, memória e função massagem, além de ar-condicionado automático digital de duas zonas e carregador de celular por indução. O conjunto de duas telas integradas de 10”, sendo uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia OpenR Link, segue o estilo observado em projetos mais modernos. O Boreal conta ainda com interface Google nativa, incluindo Maps, Assistente por voz e acesso a aplicativos como Waze, Prime Video e Amazon Music.
Interior contempla amplo uso de telas e concepção moderna
Outro diferencial é a iluminação ambiente configurável em 48 cores, sincronizada com os modos de condução do sistema Multi-Sense, que traz cinco opções de ajuste: Eco, Comfort, Sport, Perso e o novo modo Smart, que adapta automaticamente o comportamento do carro à condução e ao ambiente.
O sistema de som também merece destaque: o Boreal traz uma experiência sonora de alto nível com sistema Harman Kardon de 10 alto-falantes desenvolvido em parceria com Jean-Michel Jarre, que oferece cinco ambientes acústicos distintos e qualidade de áudio personalizada para cada situação.
Renault Boreal: unidades pré-série já são montadas em São José dos Pinhais (PR)
A base técnica do Boreal é a nova plataforma modular internacional do Renault Group (RGMP), a mesma usada pelo Kardian. A arquitetura foi projetada para permitir diferentes dimensões, motorizações e tecnologias conforme a necessidade de cada mercado. Com essa versatilidade, a Renault busca não apenas ampliar sua presença em outros segmentos de mercado, como também oferecer um produto competitivo em valor, conectividade e eficiência.
Com o Boreal, a Renault reforça sua ofensiva global e pretende dobrar o faturamento por veículo fora da Europa até 2027. A chegada do modelo ao Brasil no fim de 2025 marca o início de uma nova fase para a marca no continente, com maior foco em tecnologia embarcada, qualidade percebida e relevância comercial no segmento dos SUVs médios. Vamos acompanhar de perto.