Renault Kwid deve ganhar atualização na Índia; mudanças podem chegar ao Brasil
Facelift do hatch de entrada pode incluir até seis airbags e visual inspirado no Kwid elétrico
César Tizo - setembro 3, 2025
Depois de renovar rapidamente o Triber e o Kiger na Índia, a Renault prepara agora uma atualização para o Kwid por lá. O hatch de entrada, lançado em 2015 no país asiático, recebeu seu último facelift por lá em 2019 e deve passar por evoluções estéticas e de segurança nos próximos meses.
De acordo com Venkatram Mamillapalle, diretor da Renault Índia em entrevista à Autocar Professional, a estratégia Renault.Rethink prevê modernizações em todos os segmentos em que a marca atua no país, incluindo o segmento de subcompactos, ocupado pelo Kwid.
Embora o executivo ainda não tenha detalhado as mudanças previstas para o Kwid indiano, são esperados ajustes no design externo, novos faróis, lanternas e para-choques, além da possível adoção de seis airbags – avanço importante no quesito segurança.
Projeção do designer Kleber Silva para uma eventual atualização do Kwid tomando como referência o novo Dacia Spring europeu
As alterações visuais, reportam os indianos, podem aproximar o carro da versão elétrica do Kwid, já flagrada em testes no Brasil. Na Índia, o hatch continua equipado com motor 1.0 a gasolina de 68 cv, que pode trabalhar em conjunto com o câmbio manual ou automatizado (AMT) a depender da versão.
Com vendas em queda no país asiático — de 500 a 600 unidades mensais em média, contra cerca de 5.000 do rival Maruti Alto K10 —, a reestilização busca dar fôlego ao modelo em um segmento de compactos de entrada que vem encolhendo diante da popularização dos SUVs.
Renault Kwid atualmente à venda no Brasil
No Brasil, onde o Kwid é um dos pilares da Renault e opção de acesso à linha, a atualização indiana pode indicar o que a marca prepara para os próximos anos. A chegada de itens de segurança mais avançados e de um visual renovado tende a ser decisiva para manter o hatch competitivo frente ao Fiat Mobi. Em nosso mercado, o Kwid foi lançado em 2017 e reestilizado em 2022 para a linha 2023.