Com a volta do imposto de importação, devo comprar um carro elétrico no momento?
Leitor considera a compra de um BYD Dolphin, porém está receoso com a volta gradual do imposto de importação para carros eletrificados a partir de 2024
César Tizo - novembro 13, 2023
César, parabéns pelo trabalho que você faz e por ajudar tanta gente. Estou no maior enrosco, tenho um Chevrolet Onix premier hatch turbo, gostei demais do BYD Dolphin e inclusive já tinha colocado meu carro à venda para comprá-lo. Acontece que com a volta do imposto, não só o preço do carro aumenta, mas cresce a incerteza se a marca realmente conseguirá produzir o carro aqui e se fixar. Fico receoso da marca mudar os planos de investir no Brasil e ficar “na mão” com o carro. Qual seu ponto de vista ? Será que vale a pena continuar no intento de trocar o ônix ou compensa mais aguardar como as coisas irão acontecer? Lembro vividamente da JAC Motors em 2011 e a promessa da fábrica que acabou não se concretizando (quando do aumento do imposto IPI naquela época), mas a Hyundai (no mesmo período) conseguiu se fixar. Estou realmente perdido, obrigado desde já – pergunta enviada por Davi
Davi obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Fico feliz pela mensagem e também por ter a oportunidade de ajudá-lo na decisão de compra do seu próximo automóvel. Desde já agradeço pela confiança!
Acima o BYD Dolphin circulando pelas ruas da capital paulista
É importante salientar que a BYD já opera unidades industriais no Brasil desde 2015, quando começou a produzir chassis para ônibus elétricos em Campinas (SP).
Além do polo produtivo no interior paulista, a empresa conta com outras duas fábricas no Brasil, sendo a mais recente delas inaugurada em 2020 no Polo Industrial de Manaus para a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio.
Portanto, olhando para as operações da BYD no Brasil, faz mais sentido que o novo regramento do Governo envolvendo a tributação de carros eletrificados no Brasil colabore para que a empresa acelere a nacionalização do Dolphin e do Song Plus para preservar a competitividade comercial dos seus dois produtos, evitando, com isso, aumentos de preços por conta do imposto de importação.
BYD Song Plus: quando nacionalizado, SUV híbrido plug-in se tornará flex
Considerando o capital que a BYD já tem investido em suas operações no Brasil, creio que dificilmente os chineses pensariam em recuar sobre os planos de produzir localmente seus automóveis.
O mesmo podemos dizer da GWM Brasil, que poderá apressar a nacionalização de seus modelos de maior volume em Iracemápolis (SP), evitando, com a medida, o incremento no preço de seus SUVs eletrificados por conta da volta do imposto de importação a partir de 2024.
Em resumo, apesar da mudança abrupta nas regras envolvendo a importação de carros eletrificados – o que certamente vai afetar o planejamento de algumas marcas -, creio que quem já estava se preparando para nacionalizar seus veículos dificilmente deixará de fazê-lo.
Logo, se você gostou da proposta do BYD Dolphin, creio que o retorno gradativo do imposto de importação não deve figurar como um empecilho para você estacionar o elétrico na garagem de casa.
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