Carlos obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Sobre o novo motor 1.5 3 cilindros da Ford, confesso que não vejo a hora de ter a oportunidade de avaliar um modelo com a novidade sob o capô. Ele deverá chegar ao mercado entre junho e julho deste ano figurando como um dos principais destaques do Ford EcoSport 2018 e, ao longo dos próximos meses, chegar a mais modelos da gama.
Particularmente achei muito interessante os números de potência e torque do modelo. A potência específica de 91,5 cv/l, que serve como um bom parâmetro de eficiência, merece ainda mais destaque considerando que trata-se de um motor aspirado e com injeção indireta. É para ficarmos animados só de pensar o que a Ford conseguirá extrair dele quando a variante EcoBoost, essa sim com injeção direta e turbo, for apresentada. Apostar em algo em torno de 200 cv (ou mais) não é nenhum exagero.
Como escrevi na reportagem para o AUTOO, os 137 cv que o novo propulsor 1.5 vai entregar com etanol o aproximam de motores de deslocamento bem maior e modernos, como o 1.8 16V presente no Honda HR-V (140 cv com etanol). Claro que em termos de torque o 1.5 não chega a incomodar o pessoal de cima, mas os 16,1 kgfm que entregará com etanol está longe de ser considerado ruim. Apenas como comparação, o torque é semelhante ao 1.6 16V Sigma hoje presente na gama Fiesta e EcoSport.
Os dados de consumo serão apresentados somente com o lançamento do EcoSport 2018, mas podemos esperar números muito bons do 1.5 3 cilindros, já que a própria Ford deixou escapar que ele entregará números em torno de 5% inferiores em relação ao 1.6 16V Sigma atual.
Logo, Carlos, o que posso lhe dizer é que a Ford caprichou no projeto e execução de seu novo motor 1.5. Vale a pena aguardar pelos modelos em que ele vai figurar sob o capô.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok