O modelo estreia por aqui sutis atualizações estéticas, como pode ser observado nos novos faróis IQ.Light Matrix, e tem como um dos aprimoramentos relevantes a oferta do sistema Travel Assist, que alia o assistente de permanência em faixa (Lane Assist) com o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com função Stop&Go para oferecer ao modelo condução semiautônoma em especial no deslocamentos rodoviários.
Mais racional?
Sob o capô, entretanto, o Tiguan Allspace R-Line 2024 inaugurou no mercado brasileiro algumas alterações técnicas significativas.
O SUV, por exemplo, trocou a calibração 350 TSI para o motor 2.0 turbo pela configuração 300 TSI, o que reduziu os dados de potência e torque para, respectivamente, 186 cv e 30 kgfm de torque.
Até 2021, o Tiguan Allspace R-Line 350 TSI, modelo que sempre teve como diferencial a esportividade, entregava 220 cv e 35,7 kgfm.
O tipo de transmissão e a forma como a força máxima é distribuída para as rodas também foram revistos pela subsidiária brasileira da Volkswagen.
O time local da fabricante optou por trocar a caixa de dupla embreagem com 7 marchas por um câmbio automático convencional com conversor de torque e 8 velocidades.
Até aqui nada de mais, entretanto uma grande perda para o Tiguan Allspace R-Line a partir da linha 2024 foi o fim da presença do sistema de tração integral permanente 4Motion.
Além de residir como um atributo de destaque do SUV, o sistema de tração integral colaborava não só para incrementar o comportamento dinâmico do modelo, bem como acrescentava pontos importantes no quesito segurança ativa.
As mudanças da Volkswagen envolvendo o Tiguan Allspace R-Line 2024 podem ser justificadas para tornar o modelo mais econômico e racional sem sacrificar tanto assim o desempenho (até o momento a marca não divulgou os dados oficiais), mas será que isso está em linha com o desejo dos consumidores?
Concorrência acirrada
É importante frisar que as alterações técnicas não deixaram o Tiguan Allspace R-Line mais barato por aqui, uma vez que seu preço sugerido de R$ 278.990 segue elevado.
A decisão da VW também parece ignorar o acirramento da concorrência na categoria de SUVs de maior porte no mercado brasileiro.
Hoje em dia, por exemplo, a GWM Brasil disponibiliza o Haval H6 com sua mecânica híbrida plug-in (PHEV) por R$ 269.000.
O SUV pode não oferecer a terceira fileira de assentos, mas se notabiliza pelos 393 cv de potência combinada e nada menos do que 77,7 kgfm de torque, fato que permite ao SUV chinês alcançar 100 km/h em menos de 5 segundos.
O modelo ainda conta com tração integral e é capaz de rodar por 113 km apenas no modo elétrico.
Para quem não abre mão dos 7 lugares, vale citar como alternativa o CAOA Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid (R$ 239.990), que conta com tração dianteira tal como o novo Tiguan Allspace R-Line.
Assim como o Haval H6 PHEV, o modelo da CAOA Chery também é um híbrido que permite a recarga externa da bateria e dispõe de 317 cv e 56,6 kgfm de torque.
VW acertou?
Talvez para os potenciais clientes que aguardavam ansiosos o retorno do Tiguan Allspace R-Line ao Brasil as alterações mecânicas para o SUV soaram como um belo balde de água fria.
Ao invés de preservar (e até enaltecer, como seria melhor) os atributos que fizeram a fama do Tiguan Allspace R-Line, a Volkswagen optou por retirar credenciais técnicas que sempre figuraram como elementos de destaque da versão e projetavam o Tiguan Allspace R-Line como uma escolha singular dentro da categoria.
Para quem não quer migrar para um SUV eletrificado e deseja um modelo que relembre o que o Tiguan Allspace R-Line já foi no passado, uma ótima saída será aguardar pela inédita configuração 2.0 turbo a gasolina para o Jeep Commander.
A nova opção de motor para o SUV 7 lugares nacional deverá ser lançada no começo de 2024 e vai associar o propulsor Hurricane 4 ao câmbio automático de 9 marchas e o sistema de tração integral, conferindo um caráter esportivo não encontrado até então no portfólio do Jeep Commander.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok