Renault confirma novo Twingo para conter avanço dos elétricos chineses
Modelo vai resgatar boa parte do visual do Twingo original e será lançado globalmente em 2026; saiba mais
César Tizo - novembro 15, 2023
Modelo que está longe de ser um desconhecido do público brasileiro, o Renault Twingo foi comercializado por aqui entre 1994 e 2002 e se destacava pela proposta singular em termos de aproveitamento do espaço interno.
Atualmente o compacto encontra-se em sua terceira geração na Europa, inclusive oferecendo propulsão elétrica e mantendo a proposta orientada ao uso urbano.
Nesta quarta-feira (15), a Ampere apresentou detalhes sobre sua estratégia de longo prazo e forneceu informações valiosas sobre os próximos modelos elétricos que os franceses vão colocar no mercado.
Vale lembrar que a Ampere é a nova empresa do Grupo Renault responsável pelo desenvolvimento de softwares e veículos elétricos para a marca Renault na Europa.
Uma novidade interessante da apresentação realizada hoje ficou por conta da introdução do Twingo Legend, como será chamado o novo modelo elétrico de entrada da Renault.
Segundo a Ampere, o Twingo Legend chegará ao mercado europeu em 2026 com a meta de custar menos de 20.000 euros, cerca de R$ 105.000 pela cotação atual.
O objetivo (não declarado) da Ampere é que o Twingo Legend atue como a resposta da Renault ao avanço das marcas chinesas na Europa por conta dos preços extremamente competitivos que estão praticando por lá, plano também executado aqui no Brasil pela BYD e GWM.
Ainda sem entrar em detalhes sobre o Twingo Legend, a Ampere antecipa que o compacto vai oferecer “a melhor eficiência da sua classe, com consumo de apenas 10 kWh/100 km” e “menor consumo de matérias-primas graças ao seu tamanho compacto“.
A Ampere também faz questão de frisar que o Twingo Legend será fabricado na Europa, uma clara mensagem aos franceses e europeus em geral com mais amor à pátria.
Ao comentar o “cenário macro” da eletrificação, a Ampere acredita que a paridade de preços entre os atuais carros térmicos e os automóveis elétricos será alcançada entre 2027 e 2028, quando a segunda geração de modelos como o Megane-E-Tech e o Scenic E-Tech deverão chegar ao mercado.
Vale lembrar que a Renault lançou o Megane E-Tech no Brasil em setembro deste ano, iniciando sua ofensiva em nosso mercado de produtos mais sofisticados com este tipo de propulsão.
Ao menos na Europa, a Ampere também prepara reforços importantes para a gama Renault, com destaque para o lançamento do hatch compacto Renault 5 em 2024, elétrico que vai atuar na faixa de preço de 25.000 euros.
Já em 2025, a marca francesa dará início à comercialização do Renault 4, um crossover pequeno também com propulsão elétrica.
Por fim, destacando a reorganização dentro do Grupo Renault, a Ampere cita em comunicado que as plataformas dedicadas à veículos 100% elétricos CMF-B EV (veículos compactos) e CMF-EV (veículos médios) passam a ser chamadas de AmpR Small e AmpR Medium, respectivamente, daqui em diante.
Além destas plataformas, a Ampere trabalha para reduzir os custos de desenvolvimento e produção dos futuros automóveis elétricos do Grupo Renault “com base em uma abordagem holística“, explica a empresa.
Segundo a Ampere, até os anos de 2027/2028, companhia pretende reduzir os custos variáveis entre a 1ª e a 2ª geração de veículos elétricos de médio porte (segmento C) em 40%.
Para tanto, são esperadas até lá reduções de 50% nos custos das baterias e de 25% no conjunto motriz elétrico, assim como um gasto 25% menor com a plataforma dos veículos e de 15% a menos na construção da carroceria.
Além do Megane E-Tech já importado ao Brasil, certamente modelos menores e mais acessíveis como o Twingo Legend, assim como o Renault 4 e o Renault 5 são novidades que teriam espaço no portfólio da marca francesa por aqui. Vamos acompanhar de perto!
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