Designer antecipa futuro rival da VW para Kardian e Pulse
Novidade da marca de baixo custo do Grupo VW merece ser acompanhada de perto em nossa região
César Tizo - março 19, 2024
No universo do Grupo Volkswagen, é fato que ficará a cargo da marca Skoda desenvolver os futuros automóveis de baixo custo em escala global para o conglomerado (de olho em mercados emergentes como Brasil e Índia), além de seguir trabalhando em motores térmicos mais eficientes.
Na semana passada, a Skoda revelou um protótipo muito interessante e que merece nossa atenção, uma vez que ele pode antecipar detalhes sobre um projeto há muito tempo cogitado para o mercado brasileiro.
O conceito em questão é o Skoda Epiq, modelo 100% elétrico que será o produto de entrada da marca na categoria de crossovers com este tipo de propulsão.
Com uma proposta interessante – extraindo ao máximo os benefícios do conjunto motriz elétrico – o Skoda Epiq conta com 4,1 metros de comprimento e consegue oferecer “muito espaço para cinco passageiros“, nas palavras da fabricante, além de um generoso porta-malas para 490 litros.
O Skoda Epiq será produzido em Pamplona, na Espanha, a partir de 2025 e seu preço deverá gravitar em 25.000 euros, pouco mais de R$ 136 mil na conversão direta, valor que não deixa de ser interessante levando em conta tratar-se de um automóvel elétrico.
O tema em questão se tornou público em dezembro de 2017 quando Pablo Di Si, à época o principal executivo da Volkswagen na América do Sul, realizou uma apresentação na Argentina na qual surgiu a primeira menção ao projeto “A00” ou “Gol Successor”, como é possível observar na imagem abaixo.
Por conta de toda a catástrofe da pandemia, a Volkswagen, assim como outras fabricantes globais, precisaram rever seus planos e o tão falado “sucessor do Gol” foi colocado em espera pela empresa.
Avançando para 2024, a reorganização das cadeias produtivas e o influxo de investimentos por parte da gigante alemã é um bom sinal de que o projeto A00 poderá, enfim, sair da gaveta e ganhar as ruas brasileiras antes do fim da década.
Considerando que diversas fabricantes estão investindo cada vez mais na oferta de crossovers em seus portfólios como alternativas de menor preço em relação aos SUVs, vide exemplos do Fiat Pulse, Renault Kardian, entre outros, é natural apostarmos que o “sucessor do Gol” seguirá estratégia semelhante.
Se coube ao Polo Track tornar-se o modelo de entrada da Volkswagen no Brasil, é fato que o nome Gol preserva uma força enorme no país e sobram razões para a empresa investir em seu retorno com uma proposta muito mais arrojada.
Tomando como referência os já citados Fiat Pulse e Renault Kardian, ambos também na casa dos 4,1 m de comprimento, fica claro que um modelo com as dimensões do Skoda Epiq é a solução ideal para a VW se posicionar na categoria por aqui.
Além disso, o Epiq denota claramente as proporções e o design que esse produto deverá adotar, obviamente ganhando as formas definitivas de acordo com o estilo da VW.
Pensando nessa possibilidade, o designer Kleber Silva imaginou como seria o Skoda Epiq com os traços da marca alemã, como você confere nas projeções que ilustram este conteúdo.
Em paralelo, vale citar algumas apurações da imprensa especializada indiana sobre colaborações da operação regional da Skoda com subsidiárias do Grupo Volkswagen em áreas como América do Sul e África para alcançar ganhos de escala e viabilizar o projeto de um crossover acessível para mercados onde a questão do preço final do automóvel é algo preponderante para o sucesso do produto.
Portanto, como foi possível constatar até aqui, o portfólio futuro da Volkswagen no Brasil deverá oferecer modelos muito interessantes. Vamos acompanhar de perto!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok