Honda: “popularização dos carros elétricos começará na segunda metade desta década”
Toshihiro Mibe, CEO global da Honda, detalha planos para fortalecer a nova divisão de veículos elétricos da empresa
César Tizo - maio 21, 2024
Em uma coletiva de imprensa realizada na semana passada, Toshihiro Mibe, diretor, presidente e CEO Global da Honda Motor Co., apresentou uma visão abrangente sobre as iniciativas da empresa voltadas para a eletrificação automotiva.
Abordagem da Honda para a Eletrificação e Metas de Carbono
O ambiente em torno da eletrificação automotiva está passando por mudanças dramáticas. Embora haja um senso de desaceleração no crescimento do mercado de veículos elétricos (EVs, na sigla em inglês) em algumas regiões, a Honda manterá seu compromisso de alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
Para isso, a empresa vê os EVs como a solução mais eficaz para a mobilidade de curta distância, envolvendo motocicletas e automóveis, enquanto combustíveis sustentáveis (SAF) bem como o e-fuel são considerados para produtos de mobilidade orientados a distâncias maiores.
A Honda prevê que a popularização dos veículos elétricos começará na segunda metade da década de 2020. Até 2030, a empresa planeja que 40% de suas vendas globais de automóveis sejam de EVs e veículos elétricos a célula de combustível (FCEVs), produzindo mais de 2 milhões de unidades de EVs. Três iniciativas principais serão perseguidas pela marca:
Introdução de EVs atraentes, exclusivos da Honda.
Estabelecimento de uma cadeia de valor completa para EVs, com foco em baterias.
Avanço das tecnologias e instalações de produção de EVs.
Introdução de EVs Atraentes Exclusivos da Honda
A série Honda 0, um novo conjunto de EVs desenvolvido a partir do zero, incorpora a abordagem “Fino, Leve e Inteligente”. Dois modelos-conceito, Saloon e Space-Hub, foram revelados em janeiro. O modelo Saloon, planejado para lançamento em 2026, será o carro-chefe da série.
Estabelecimento de uma Cadeia de Valor de EVs
A Honda está criando uma cadeia de valor robusta com foco nas baterias, essenciais para a competitividade dos EVs.
A produção de baterias em parceria com a LG Energy Solution nos EUA começará em 2025, com uma capacidade de 40 GWh por ano.
No Canadá, a Honda produzirá baterias em colaboração com a GS Yuasa e materiais chave com a POSCO Future M e Asahi Kasei. Até 2030, a Honda visa reduzir o custo das baterias em mais de 20%.
Avanço das Tecnologias de Produção de EVs
Até meados da década de 2020, a Honda utilizará instalações existentes para produzir modelos a combustão e EVs na mesma linha.
Novas tecnologias, como máquinas de fundição de 6.000 toneladas, serão introduzidas para melhorar a eficiência da produção.
Em 2028, uma planta dedicada à produção de EVs no Canadá começará a operar, reduzindo os custos de produção em aproximadamente 35%.
Estratégia Financeira e Alocação de Recursos
A Honda planeja investir cerca de 10 trilhões de ienes até o final do ano fiscal de 2031, com foco na mobilidade definida por software e na criação de cadeias de valor de EVs.
A empresa visa gerar 12 trilhões de ienes em fluxo de caixa operacional até 2026, fortalecendo os negócios de veículos a combustão e híbridos para financiar a transição para os EVs.
Período de transição
Com estas iniciativas, a Honda está posicionada para liderar a transição para a eletrificação automotiva, mantendo sua tradição de inovação e compromisso com a sustentabilidade.
A empresa conclui destacando que está determinada a fornecer produtos e experiências que atendam às necessidades dos clientes e contribuam para um futuro da mobilidade mais verde e eficiente.
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