Informação foi revelada pelo presidente da Renault do Brasil; modelo será o já anunciado SUV médio da marca
César Tizo - agosto 11, 2024
Em dezembro do ano passado, a Renault anunciou um investimento adicional de R$ 2 bilhões em seu Complexo Ayrton Senna, no Paraná, destinado à fabricação de um inédito “C-SUV”. A novidade agora é que esse modelo será lançado em 2025, conforme revelou o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, durante o Festival Interlagos.
O novo utilitário esportivo, que compartilhará a mesma plataforma global do Kardian, posicionará a Renault no segmento de SUVs médios, categoria na qual a marca nunca atuou com um veículo nacional.
Segundo Gondo, o desenvolvimento do SUV já está em fase de simulações digitais, e os primeiros protótipos devem sair da fábrica paranaense ainda neste ano. O investimento no novo modelo faz parte de um ciclo de R$ 5 bilhões que a Renault tem em andamento no Brasil, com término previsto para 2025. A marca planeja exportar o SUV para toda a América Latina.
“A primeira industrialização mundial deste SUV será feita no Brasil, e estamos trabalhando com muita velocidade no desenvolvimento, envolvendo fornecedores e realizando simulações digitais“, detalhou Gondo.
Uma das grandes expectativas em torno do novo SUV é a possível estreia do conjunto híbrido flex da Renault. No entanto, a marca ainda não confirmou a inclusão dessa tecnologia para o modelo. O conjunto propulsor está sendo desenvolvido em parceria com a Horse, joint venture focada no aprimoramento de motores térmicos e que reúne o grupo francês, a gigante chinesa Geely e a Aramco.
Gondo também garantiu que a recente paralisação de 29 dias na fábrica de São José dos Pinhais, causada por uma greve dos funcionários, não afetou o cronograma de lançamento do SUV. “A greve, claro, gera impactos, mas estamos dentro do planejamento para 2024 e vamos lançar o carro em 2025“, assegurou o executivo.
Vale lembrar que, como noticiamos anteriormente no Guru dos Carros, a Aliança Renault-Nissan anunciou em março deste ano, na Índia, que ambas as marcas lançarão SUVs inéditos com opções de 5 e 7 lugares específicos para mercados emergentes. Esses futuros modelos provavelmente serão adaptados para o Brasil, resultando no “C-SUV” da Renault e no utilitário esportivo inédito que a Nissan produzirá em Resende (RJ), ao lado da nova geração do Kicks.
É possível que esses modelos sejam versões adaptadas da nova geração do Renault Duster e do conceito Bigster, desenvolvidas especificamente para atender às necessidades de mercados emergentes, com foco no custo-benefício. Na Europa, a nova geração do Duster já conta com opção de propulsão híbrida.
Certamente, essas novidades representarão apostas significativas tanto para a Renault quanto para a Nissan em um futuro próximo no Brasil. Vamos acompanhar de perto!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok