Marcelo Cavalcante: Preço médio dos carros vendidos no Brasil passa de R$ 76 mil em 2019 para R$ 152,5 mil em 2024
Mercado automotivo brasileiro registra 14% de crescimento em 2024, mas volume total segue abaixo do período pré-pandemia
César Tizo - janeiro 6, 2025
Consultor Marcelo Cavalcante de Lima traz em seu primeiro texto de 2025 uma análise completa sobre o fechamento do mercado automotivo brasileiro no ano passado.
O setor de automóveis e comerciais leves encerrou dezembro com vendas de 243.759 unidades, um volume 3% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. Muitos recordes foram superados em 2024, como veremos a seguir.
No acumulado do ano, foram vendidos 2.483.815 automóveis e comerciais leves. Esse volume representa um crescimento de 14% em relação ao ano anterior, mas ainda reflete um recuo de 6,55% quando comparado ao período pré-pandemia.
Os comerciais leves encerraram o ano com recorde histórico de vendas, totalizando 536.600 unidades, entre picapes, furgões e veículos de carga com peso bruto total de até 3.500 quilos.
As vendas no varejo somaram 1.266.021 unidades, um volume 15% superior ao registrado em 2023, enquanto o atacado comercializou 1.218.837 unidades, representando um crescimento de 13% em relação ao ano anterior.
As vendas de veículos de novas energias fecharam dezembro com um novo recorde: 21.737 unidades. No acumulado do ano, o segmento comercializou 177.613 veículos, volume 89% superior ao registrado em 2023.
O preço médio dos carros novos no Brasil em 2024 foi de R$ 152.500. Isso reflete a estratégia do setor automotivo no pós-Covid, que priorizou produtos de maior valor agregado. Para comparação, o preço médio em 2019 era de R$ 76.400.
Os modelos mais acessíveis atualmente são o Fiat Mobi, o Renault Kwid e o Citroën C3, cujos preços, em suas versões de entrada, partem da faixa de R$ 74.000 no varejo.
RANKING DE MARCAS
A Fiat encerrou o quarto ano consecutivo na liderança. Nas últimas duas décadas, a marca ocupou a primeira posição em 15 ocasiões.
Seu sucesso é atribuído a diversos fatores, como um dos maiores ciclos de investimento do setor, uma estratégia comercial eficiente no varejo e no atacado e uma gama de produtos que atende a quase todos os segmentos.
A linha de veículos comerciais da Fiat vendeu cerca de 230.880 unidades em 2024, o que equivale a 43% das vendas desse segmento no ano. No total, a marca comercializou 521.300 unidades, um crescimento de 9,63% em relação ao ano anterior e de 42,38% em comparação ao período pré-pandemia.
Destaques incluem:
Fiat Strada: modelo mais vendido no ranking geral.
Fiat Mobi: modelo de entrada mais vendido.
Fiat Fiorino: líder no segmento de furgões pequenos.
Fiat Toro: líder no segmento de picapes intermediárias.
A Volkswagen ficou na segunda posição, com 400.424 unidades comercializadas, um crescimento de 16% (ou 55 mil unidades) em relação ao ano anterior. Modelos como o VW Polo e o VW T-Cross bateram recordes de vendas. No entanto, em comparação ao período pré-pandemia, a marca apresentou um recuo de 2,57%.
A General Motors manteve o terceiro lugar pelo quarto ano consecutivo, com 314.957 unidades vendidas, uma queda de 4% em relação a 2023 e de 33,79% em comparação ao período pré-pandemia.
Outros destaques:
Hyundai conquistou a quarta posição, ultrapassando a Toyota no último mês do ano.
BYD encerrou 2024 na 10ª posição, evidenciando sua ascensão.
CAOA Chery apresentou crescimento significativo em vendas.
No segmento premium, a BMW registrou o maior volume de vendas desde sua chegada ao Brasil. A Volvo garantiu a segunda posição, enquanto a Mercedes-Benz cresceu 63,72%. A Porsche também alcançou recorde histórico de vendas no país.
RANKING DE MODELOS
A Fiat Strada garantiu mais um ano na liderança geral, com 144.685 unidades vendidas, o melhor desempenho desde 2015 e um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.
O VW Polo ficou em segundo lugar no ranking geral, liderando o segmento de automóveis e hatches pequenos. Suas 140.179 unidades vendidas representam um recorde, mesmo considerando a geração anterior.
O Chevrolet Onix ocupou a terceira posição, com 97.504 unidades comercializadas, mas registrou uma queda de 4,45% em relação a 2023.
Outros modelos que bateram recordes de vendas em 2024 incluem:
VW T-Cross: recorde histórico e líder no segmento de SUVs.
Hyundai Creta, Nissan Kicks, Toyota Hilux, Ford Ranger, VW Nivus, Fiat Fastback, Toyota Corolla, VW Saveiro e Chevrolet Montana: todos alcançaram os melhores desempenhos desde seus lançamentos ou desde 2015.
Outras análises detalhadas serão feitas ao longo da semana. Acompanhem.
51voto
Article Rating
Inscrever-se
1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
João Roberto
1 dia atrás
Excelente análise do Setor!
Panorama geral do Mercado!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok
Excelente análise do Setor!
Panorama geral do Mercado!