Ford adia nova geração da F-150 para 2028 e pode perder mercado para rivais
Fabricante estenderá produção do modelo atual por mais um ano; atraso pode beneficiar Chevrolet, Ram e Toyota
César Tizo - fevereiro 20, 2025
A Ford decidiu postergar o lançamento da nova geração da F-150 (projeto P736), prevista inicialmente para 2027, para pelo menos a metade de 2028. A informação foi revelada por fornecedores à publicação Crain’s Detroit Business, indicando que a marca estenderá a produção do modelo atual por mais um ano.
O motivo do adiamento ainda não foi esclarecido pela Ford, que não confirmou o novo cronograma. No entanto, a decisão pode abrir espaço para concorrentes como Chevrolet, GMC, Ram e Toyota ganharem participação de mercado, especialmente após a F-150 perder o posto de veículo mais vendido dos Estados Unidos após mais de 40 anos na liderança para o Toyota RAV4.
Acima a Ford F-150 atualmente à venda no Brasil
Além da F-150, a Ford também revisou o cronograma de outros lançamentos. O sucessor da picape elétrica F-150 Lightning, conhecido como Projeto T3, foi adiado para o segundo semestre de 2027, sob a justificativa de incorporar baterias mais acessíveis e novas tecnologias. Já os crossovers elétricos de três fileiras de assentos, que seriam lançados em 2025, foram postergados para 2027 antes de serem cancelados.
Por outro lado, a Ford confirmou para 2027 o lançamento de uma picape elétrica de porte médio, baseada em uma nova plataforma, possivelmente chamada de Ranger EV. O CEO da Ford, Jim Farley, também revelou que a empresa investirá em veículos elétricos com extensor de autonomia, que utilizam baterias menores e mais baratas, mas ainda podem rodar a maior parte do tempo no modo elétrico.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok