Grupo Renault acelera no “ritmo chinês” para lançar carro elétrico acessível em tempo recorde
Novo modelo, sucessor do Dacia Spring, será produzido na Europa e chegará ao mercado em 16 meses, com preço abaixo de €18 mil, graças a parcerias e redução de custos
César Tizo - fevereiro 22, 2025
O Grupo Renault está adotando o que chama de “ritmo chinês” para desenvolver seu próximo carro elétrico acessível, um sucessor do Dacia Spring, que será produzido na Europa e chegará ao mercado regional em apenas 16 meses.
O anúncio foi feito pelo CEO da companhia, Luca de Meo, durante a apresentação dos dados financeiros consolidados do Grupo referentes ao ano passado.
O executivo destacou a agilidade e a eficiência do processo no desenvolvimento do futuro elétrico de baixo custo, fruto de uma parceria com uma consultoria chinesa de pesquisa e desenvolvimento. “Desafio qualquer concorrente no mundo a fazer isso“, provocou o CEO.
“Mudamos para o ritmo chinês. Estamos nos preparando para dar um passo adiante em termos de acessibilidade de veículos elétricos“, acrescentou de Meo.
Com preço inicial abaixo de €18 mil, cerca de R$ 107 mil em uma conversão simples, o novo modelo promete ser mais acessível que o atual Dacia Spring, que é importado da China, e evitará tarifas de importação, aumentando a rentabilidade da fabricante.
Vale lembrar que o Dacia Spring é o gêmeo do Renault Kwid E-Tech, elétrico que a marca francesa importa também da China ao Brasil atualmente.
Além disso, o futuro elétrico de entrada terá ganhos significativos em desempenho, tecnologia e capacidade, salientou o CEO do Grupo Renault.
O produto em questão será desenvolvido sobre a plataforma Ampr Small, compartilhada com o próximo Renault Twingo e desenvolvida pela Ampere, unidade do conglomerado francês focada em veículos elétricos.
Releitura moderna do Renault Twingo
De Meo destacou que o Twingo custará 40% menos para produzir que o Renault 5, graças à redução de 30% no número de componentes – o carro terá apenas 750 partes. Essa eficiência é parte da iniciativa Leap 100, que visa reduzir o tempo de desenvolvimento de novos veículos para 100 semanas.
O novo modelo também marca uma expansão da linha Dacia, que recentemente lançou seu maior SUV, o Bigster, e planeja introduzir outros dois modelos no segmento C europeu (médio porte) nos próximos dois anos.
A expectativa é que o elétrico de €18 mil chegue ao mercado europeu em meados de 2026, um ano antes do lançamento da terceira geração do Dacia Sandero, que também será elétrico.
Dacia Spring: elétrico mais acessível da marca de baixo custo do Grupo Renault no mercado europeu
Denis Le Vot, CEO da Dacia, reforçou que a marca continua focada em minimizar custos para manter preços competitivos, sem abrir mão da rentabilidade. “A equação de um carro clássico do segmento A [compacto] não funciona com motores a combustão“, analisa Le Vot, destacando a aposta inevitável na eletrificação.
Com essa estratégia, o Grupo Renault não apenas desafia a concorrência global, mas também reforça seu compromisso em tornar mais acessíveis os veículos elétricos. O futuro compacto de entrada, portanto, torna-se um candidato natural ao mercado brasileiro em um horizonte de médio prazo. A conferir.
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