Com novos SUVs chegando, Corolla Cross Hybrid ainda compensa?
Leitor deseja uma análise aprofundada sobre o posicionamento atual do Toyota Corolla Cross; confira resposta completa para ele
César Tizo - março 10, 2025
Considerando todos os SUVs que serão lançados em 2025 e o tempo de mercado do Toyota Corolla Cross, ainda vale a pena investir comprando este híbrido? – pergunta enviada por Edward
Edward, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Ainda assim, modelos totalmente renovados, como a próxima geração do Nissan Kicks, o Honda WR-V e o futuro Toyota Yaris Cross nacional, prometem oferecer uma relação interessante entre espaço interno e porta-malas, aproximando-se dos SUVs em um segmento imediatamente acima.
Outro ponto relevante é que o próprio Yaris Cross deverá ter versões com motorização híbrida flex e um preço mais acessível em relação ao Corolla Cross, que já é fabricado em Sorocaba (SP).
Toyota Yaris Cross: novidade pode ser uma alternativa interessante, apesar do menor porte
Concorrência acirrada
O Toyota Corolla Cross também enfrenta uma concorrência acirrada na faixa de preço em que atua.
Atualmente, a Toyota disponibiliza o Corolla Cross eletrificado apenas a versão XRX Hybrid, tabelada em R$ 219.890. No entanto, por praticamente o mesmo valor (R$ 219.000), a GWM comercializa o Haval H6 HEV2, SUV também com mecânica híbrida plena. Embora o modelo chinês não possa ser abastecido com etanol, suas credenciais técnicas são significativamente superiores às do Corolla Cross Hybrid.
O Haval H6 HEV2 entrega 243 cv de potência combinada, garantindo um desempenho muito mais dinâmico. Além disso, conta com suspensão independente nas quatro rodas com sistema multibraço na traseira, um diferencial importante para conforto ao rodar e estabilidade.
Dimensionalmente, o Haval H6 também se destaca, com 4,68 m de comprimento e 1,88 m de largura, proporcionando uma cabine mais espaçosa e confortável para cinco ocupantes.
Já o Corolla Cross XRX Hybrid oferece apenas 122 cv de potência combinada. Seu maior trunfo está no consumo: 17,7 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina, contra 14,4 km/l e 11,8 km/l, respectivamente, do rival chinês. Porém, o desempenho do Toyota é apenas razoável, e sua cabine não transmite a mesma sensação de espaço e observada no Haval H6.
Haval H6 HEV2: mesma faixa de preço e conjunto técnico superior em relação ao Corolla Cross
Conclusão
Para quem está aberto a considerar modelos de outras marcas e categorias e pode aguardar alguns meses, certamente vale a pena esperar pelos lançamentos no segmento de SUVs compactos. Muitos deles podem se tornar alternativas viáveis ao Corolla Cross.
Dentro da mesma faixa de preço do Toyota, como vimos, há opções híbridas com conjuntos técnicos tão bons ou até superiores ao do SUV japonês. Vale destacar que, quando forem nacionalizados, modelos como o Haval H6 e o BYD Song Pro deverão contar com motorização flex, permitindo o uso de etanol em seus propulsores a combustão.
Por fim, ao ampliar o escopo para modelos não eletrificados, o segmento de SUVs médios conta atualmente com alternativas muito competentes, entre elas o Volkswagen Taos e o CAOA Chery Tiggo 7.