Sugestão de hatch com bom custo-benefício, econômico e fácil de revender
Leitora está em busca de um bom carro compacto e pediu a orientação do Guru
grano - maio 20, 2017
Olá, estou aflita , pois não tenho certeza da melhor comprar do carro. Quanto mais leio as opiniões, mais tenho dúvidas. Quero um carro até 55.000. Fui ver o fox e o new fiesta, fox mudará o visual já agora em 2018 e new fiesta embora ache bonito, em um carro que não é tão vendido, pelo li aqui também, não é barato, temo pela revenda, já que a ford não anda bem das pernas. Gostaria de saber sua opinião a título de sugestão. Sou compradora tradicional…quero um carro com preço ”justo”… Que n beba mto gasolina e tenha boa revenda. Bom custo beneficio. Grata pela atenção – pergunta enviada por Karina Lima
Karina obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
De fato o Ford New Fiesta pode cativar pelo design, mas ele acaba não indo muito bem quando o assunto é desvalorização e facilidade de revenda (liquidez). Fuja em especial de sua versão com o câmbio de dupla embreagem, que em muitos casos costuma apresentar problemas e isso torna ainda mais difícil a negociação do carro no futuro.
Já com relação ao Volkswagen Fox, é bem possível que até o fim da década a produção do modelo chegue ao fim para abrir mais espaço à nova família de compactos da marca alemã, com destaque para o Polo e o sedã Virtus. É bem possível que o Fox abra espaço para a produção do SUV compacto T-Cross, além disso, como o Polo entregará um projeto bem mais moderno, a tendência é que os clientes atuais da faixa de mercado do Fox migrem para o novo hatch.
Considerando seu perfil de ”compradora tradicional”, uma opção que julgo casar bem com suas necessidades é o Toyota Etios.
O modelo de entrada da Toyota pode não conquistar pelo design, mas como quem vê cara não vê coração, por dentro o Etios de destaca pelo ótimo espaço interno, capaz de acomodar cinco passageiros com conforto.
Não sei se a sua intenção é comprar um carro com câmbio automático ou manual, mas independente de sua escolha o Etios mostra-se muito econômico com qualquer tipo de transmissão. Em sua opção mais acessível, a X manual, o Etios consegue entregar parciais de 12,6 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada com gasolina. Além do câmbio manual de 6 marchas, nessa configuração o Etios sai de fábrica com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, travas e vidros elétricos nas 4 portas. Ela é tabelada em R$ 46.090 e basta você instalar um rádio para que ele fique ”completo”. A própria concessionária pode oferecer um aparelho ou você pode escolher um da linha de acessórios da Toyota.
Caso você queira uma sugestão de qual versão optar, a XS já traz um bom pacote por contar com o sistema de som de série. Ela é tabelada em R$ 51.290 com câmbio manual de 6 marchas ou R$ 56.190 com a transmissão automática de 4 velocidades. O motor, no caso, é o 1.5 16V.
O Toyota Etios tem um bom índice de satisfação entre os proprietários e sua revenda é facilitada em grande parte pela reputação da marca. Em termos de liquidez, se você optar pelas versões automáticas estará fazendo um negócio mais interessante.
Outro modelo que é uma opção a ser considerada é o Nissan March. O modelo tem um custo-benefício também muito competitivo, em especial se considerarmos a configuração SV com câmbio automático CVT. O hatch, contudo, tem uma desvalorização levemente maior que o Etios, bem como uma liquidez um tanto quanto inferior. Mesmo assim, se destaca pela boa e eficiente gama de motores, bem como somente ele oferecer a caixa CVT no segmento, um tipo de transmissão que colabora muito para a economia de combustível.