Bajaj Freedom é a primeira moto no mundo movida a gás natural
Modelo revelado na Índia conta com cilindro para 2 kg do combustível e também pode rodar com gasolina
César Tizo - julho 5, 2024
A indiana Bajaj, que também opera no Brasil e conta com fábrica em Manaus (AM), acaba de revolucionar o mercado global de motocicletas com o lançamento da Freedom 125, a primeira moto no mundo com produção em série movida a gás natural. A propulsão alternativa surge como uma solução mais sustentável e econômica para os motociclistas. A fabricante não entrou em detalhes se a motocicleta será oferecida em outros mercados além da Índia.
A Freedom 125 é equipada com um motor monocilíndrico horizontal de 125 cm³ que gera 9,5 cv a 8.000 rpm e 0,9 kgfm de torque a 6.000 rpm. Um ponto interessante é que o modelo permitirá alternar entre o uso de gasolina ou gás natural, tal como já observamos em automóveis, com o simples toque de um botão. A Bajaj destaca que os proprietários da Freedom poderão alcançar uma economia de 50% no “custo operacional” da motocicleta graças ao uso de gás natural.
Para garantir essa flexibilidade no uso, a novidade da Bajaj conta com um tanque de gasolina para 2 litros do combustível, enquanto o cilindro de gás natural comprimido pode armazenar 2 kg ou 12,5 litros. De acordo com os dados da Bajaj, a moto apresenta alta eficiência, sendo capaz de percorrer 102 km por kg de gás natural ou 65 km/l de gasolina. A autonomia declarada para a Freedom 125 é de 330 km.
O cilindro de gás natural fica posicionado dentro do chassi da Freedom 125, que conta com estrutura de treliça e oferece proteção adicional para o armazenamento do combustível. Pesando 147 kg, a Freedom 125 conta com assento de peça única de 785 mm, o mais longo do segmento, e suspensão com garfo telescópico na frente e do tipo monoshock traseira. A novidade é equipada ainda com faróis e lanternas em LED e painel de instrumentos monocromático com conectividade Bluetooth.
A Freedom 125 será comercializada na Índia em três versões (Disc LED, Drum LED e Drum) e sete opções de cores em dois tons. A Bajaj salienta que a motocicleta passou por 11 testes de segurança, cumprindo os padrões da indústria e “benchmarks internos” da empresa. De forma oficial, a Bajaj antecipa que a Freedom 125 será exportada para países como Egito, Tanzânia, Colômbia, Peru, Bangladesh e Indonésia.
O Guru dos Carros entrou em contato com a representação brasileira da Bajaj para saber se a Freedom 125 está nos planos da companhia para nosso mercado. Assim que a fabricante se posicionar, atualizaremos a notícia.
Atualização (09/07/2024 às 15h08): em resposta ao Guru dos Carros, a Bajaj informou que a Freedom ainda não está nos planos para o Brasil. Segundo o departamento de marketing da fabricante, o foco atual da empresa “é expandir as concessionárias, ampliar as vendas e trazer novos produtos da linha Dominar e Pulsar para o Brasil”.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok