Agora mais barato, Compass Sport é a melhor escolha frente ao Tiggo 7 e Corolla Cross?
Leitor vai realizar a compra com isenção de IPI e pediu nossa análise envolvendo os três SUVs intermediários; confira resposta
César Tizo - outubro 14, 2024
Boa tarde, César. Venho novamente pedir sua avaliação e opinião sobre qual SUV médio é mais viável (custo-benefício) para PcD, contando apenas com a isenção de IPI. Estou considerando os seguintes veículos: Jeep Compass Sport, que agora está bem atrativo, o CAOA Chery Tiggo 7 e o Toyota Corolla Cross. Posso trocar agora ou esperar até o início de 2025. Se tiver outra sugestão, fique à vontade para comentar, inclusive sobre o Hyundai Creta, que passou por mudanças importantes. Desde já agradeço – pergunta enviada por Gelson
Gelson, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Conforme noticiamos, a Jeep respondeu ao avanço do CAOA Chery Tiggo 7 no segmento, reduzindo o preço do Compass Sport em R$ 30 mil, reposicionando a versão de entrada do SUV para R$ 152.990 na modalidade de venda direta para pessoas físicas.
Mesmo assim, o Jeep Compass Sport ainda se mantém mais caro em comparação ao Tiggo 7 Sport, que, apesar de dois reajustes recentes, está tabelado em R$ 144.990, na cor preta. Já na gama Toyota Corolla Cross, o público PcD pode adquirir a versão XR já na linha 2025 com preço em torno de R$ 164 mil, sendo assim mais caro do que o Compass e o Tiggo 7.
O que é interessante no caso do modelo da CAOA Chery é que, além de se destacar no quesito custo-benefício, ele não deixa de oferecer características técnicas relevantes e uma lista de equipamentos de série robusta, pontos que o tornam a opção mais interessante entre os SUVs intermediários hoje em dia.
Por exemplo, o Tiggo 7 possui suspensão independente nas quatro rodas, uma característica ausente no Corolla Cross, que adota suspensão traseira do tipo eixo de torção. Comparado ao Jeep Compass, que também possui suspensão independente, o Tiggo 7 conta com layout multibraço traseiro, o qual é mais sofisticado do que a configuração McPherson presente no Compass. Além disso, assim como os concorrentes, o Tiggo 7 tem freios a disco e freio de estacionamento elétrico.
Em termos de espaço, os três SUVs acomodam confortavelmente cinco pessoas e bagagens. No entanto, o Tiggo 7, sendo ligeiramente mais largo que o Compass e o Corolla Cross, oferece mais área livre aos ocupantes do banco traseiro, em especial para acomodação das pernas.
No aspecto mecânico, o Toyota Corolla Cross, o único do trio sem motor turbo, é o mais eficiente. Seu propulsor 2.0 flex (177 cv/21,4 kgfm) aposta na combinação das injeções direta e indireta e forma uma boa dupla com o câmbio CVT, resultando em médias de consumo de 11,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada, usando gasolina.
O Tiggo 7 Sport, com seu motor 1.5 turbo flex (150 cv/21,4 kgfm), registra médias de 11,1 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com gasolina. Já o Jeep Compass Sport segue com o motor 1.3 turbo bicombustível (185 cv/27,5 kgfm), apresentando consumo de 10,1 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.
Por fim, em relação a outros SUVs compactos, como o novo Hyundai Creta 2025, os SUVs intermediários que analisamos aqui oferecem cabines e porta-malas maiores por um preço similar, tornando-se opções mais interessantes.
No próximo ano, não são esperadas grandes novidades para a categoria de SUVs intermediários, portanto esperar até lá pode ser indiferente.
Em contrapartida, o segmento de SUVs compactos deve receber lançamentos interessantes de marcas como Honda, Nissan e Toyota. Já a Renault poderá iniciar a produção local do Bigster, modelo que oferece amplo espaço interno e porta-malas generoso com uma proposta de preço alinhada aos SUVs compactos. A conferir.
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