Indianos aprovam o Citroën C3 Aircross, mas com uma observação importante
Modelo, que será produzido em Porto Real (RJ), conta com opções de 5 e 7 lugares e estreia até o fim de 2023
César Tizo - agosto 7, 2023
Modelo que já tem estreia confirmada para ocorrer até o fim deste ano, o Citroën C3 Aircross será produzido em Porto Real (RJ) ao lado do hatch compacto da marca e chegará com um proposta inovadora entre os SUVs compactos nacionais.
O grande diferencial do C3 Aircross residirá na possibilidade de oferecer até três fileiras de assentos em algumas versões ou um porta-malas consideravelmente amplo e versátil.
Outro ponto é que, finalmente, teremos um modelo com produção local capaz de rivalizar com o Chevrolet Spin em termos de proposta, ou seja, oferecer até 7 lugares a um preço bem mais convidativo do que alguns utilitários esportivos.
Mas será que a novidade da Citroën conta com um projeto interessante?
Para tanto vale olharmos para a Ásia, onde alguns veículos da imprensa especializada já tiveram a oportunidade de avaliar o C3 Aircross.
Entre esses veículos, a revista Autocar India nos apresenta uma boa análise sobre o modelo.
Design
Segundo Hormazd Sorabjee, responsável pelo conteúdo, a reportagem começa elogiando as formas do C3 Aircross, que entregam uma “aparência moderna e diferente dos demais SUVs da categoria“.
De acordo com Sorabjee, até a parte central do veículo (coluna B) o C3 Aircross e o C3 hatchback compartilham boa parte dos painéis da carroceria.
“Isso não é uma coisa ruim porque o C3 é um modelo com uma proposta diferenciada e o C3 Aircross, que recebe um novo para-choque dianteiro com um skid plate saliente, parece ainda melhor. A entrada de ar acima do para-choque é mais larga, o que acentua essa proporção do carro, e o logotipo do duplo Chevron com acabamento em preto brilhante conta com um contorno prateado, o qual transparece um aspecto mais elegante ao SUV“, destaca a publicação.
Os indianos também classificaram como “um design soberbamente equilibrado” a solução da Citroën para harmonizar a postura vertical típica de um SUV com o generoso entre-eixos de 2,67 m e o comprimento de 4,32 m do C3 Aircross.
“As rodas de liga leve aro 17″ melhoram ainda mais a estética geral. Já na parte traseira, as lanternas em C, o spoiler de teto proeminente e placa de proteção traseira volumosa tornam o C3 Aircross atraente“, relata a Autocar India.
Interior
Antes de falar propriamente da cabine, Sorabjee pontua em seu texto que não agradou no C3 Aircross avaliado a ausência da chave tipo “canivete” com telecomando e o aspecto de simplicidade que resulta da fechadura colocada ao lado da maçaneta.
O C3 Aircross indiano contará com o painel em dois tons e o revestimento interno, que pode receber tona mais claros por lá, também recebeu elogios.
“O volante é mesmo do C3, porém ele recebe um conjunto adicional de botões (com contorno em black piano) para controlar o novo painel de instrumentos digital personalizável e de fácil leitura“, reporta Sorabjee.
“O banco do motorista é um pouco fino, mas, mesmo assim, é bastante confortável e oferece a quantidade certa de amortecimento. Embora haja apenas ajuste manual, é fácil chegar à posição correta de direção. O banco traseiro também é um espaço confortável para se estar, com generoso espaço para a cabeça e para as pernas, mesmo para passageiros altos. A Citroën é mestre em julgar a densidade da espuma de seus assentos, que não são nem muito duros nem muito macios“, cita a Autocar India.
“Embora a variante de 5 lugares ofereça apoio de braço no banco traseiro, você sente falta do recurso na configuração com 7 lugares (algo difícil de ser projetado por conta do rebatimento da segunda fileira de assentos). No entanto, no C3 Aircross 7 lugares é possível reclinar o encosto do banco traseiro, o que é ótimo para longas viagens. Há uma quantidade moderada de espaço de armazenamento na cabine com grandes compartimentos nas portas e porta-garrafas para todos os passageiros, porta-copos na frente e um porta-luvas de tamanho razoável“, acrescenta a publicação.
Sobre os dois assentos adicionais, a revista deixa claro que o 6º e o 7º lugares são apenas para crianças ou adultos dispostos o suportar o espaço acanhado durante deslocamentos mais curtos.
“Durante uma noite com amigos, esses pequenos bancos suplementares são inestimáveis, pois podem fazer toda a diferença entre a necessidade de utilizar um carro adicional ou não. E quando você não precisar dos assentos extras poderá removê-los em 20 segundos (sim, nós mesmos cronometramos!) E guardá-los ou usá-los como cadeiras de piquenique (…)
(…) com ambos os assentos removidos, você obtém 511 litros de espaço para bagagens no porta-malas (mais 67 litros em relação ao C3 Aircross 5 lugares). A capacidade de carga no SUV salta para 839 litros com os bancos da segunda fila rebatidos. Você pode até mesmo remover apenas um assento e usar o C3 Aircross como um veículo 6 lugares com algum espaço adicional para bagagem. É essa versatilidade da terceira fila, que permite múltiplas configurações, que é a genialidade do C3 Aircross e um grande exemplo de design inteligente que não precisa ser complicado ou caro“, detalha a Autocar India.
O C3 Aircross conta com a mesma central multimídia com pouco mais de 10″ também oferecida no C3 hatchback, além de 5 portas USB, câmera de ré e, ao menos no SUV produzido na Índia, uma saída de ar com controles específicos posicionada no teto do modelo, a qual tem a função de otimizar a climatização para os passageiros da 2ª e 3ª fileiras de assentos.
Desagradou os colegas do Autocar India a questão dos comandos dos vidros elétricos traseiros posicionados na parte superior do túnel central, solução para otimizar a redução de custos, porém que retira muito do conforto e da ergonomia para os passageiros.
Mecânica
Na Índia, o C3 Aircross será oferecido inicialmente com motor 1.2 turbo associado ao câmbio manual de 6 marchas.
Aqui no Brasil, apesar de a Citroën ainda não ter divulgado os detalhes técnicos do C3 Aircross nacional, é provável que os propulsores 1.6 16V flex (nos catálogos mais acessíveis) e o 1.0 turbo da família GSE (para as versões mais caras) deverão ser os escolhidos para o SUV.
Mesmo assim, vale citar que os indianos teceram diversos elogios ao propulsor 1.2, porém questionaram a falta de uma opção com caixa automática, algo que a Citroën deverá disponibilizar em breve por lá.
Em nosso mercado, o 1.6 16V flex deverá ter opções com câmbio manual ou automático, enquanto o 1.0 turbo será ligado exclusivamente à transmissão automática, como ocorre em outros modelos da Stellantis, entre eles o Fiat Pulse e o Fiat Fastback.
No quesito suspensão e acerto dinâmico, o C3 Aircross voltou a ser elogiado pelos indianos.
“O conforto é há muito tempo uma marca registrada da Citroën e o C3 Aircross estabelece um novo padrão de qualidade dinâmica em seu segmento. Os deslocamentos em baixas velocidades são cumpridos com muita suavidade e a suspensão absorve buracos e valetas como uma esponja de veludo. Essa característica torna o C3 Aircross um carro muito confortável para dirigir“, relata Sorabjee em seu texto.
Conclusão
Segundo os colegas do Autocar India, “existem muitos pontos positivos no nada convencional Citroën C3 Aircross, que, em muitos aspectos, é uma lufada de ar fresco no segmento de SUVs compactos“.
A publicação acrescenta que o grande destaque do modelo fica para a opção com três fileiras de assentos, o que o torna um modelo único na categoria.
Um ponto que exige atenção, nas palavras dos indianos, fica por conta da “falta de alguns recursos e o nítido corte de custos em algumas soluções observadas no veículo“, entre elas a falta do comando dos vidros elétricos traseiros diretamente nas portas.
“O C3 Aircross é um carro sem frescuras, portanto também precisará de um preço sem frescuras para obter sucesso no segmento“, conclui a Autocar India.
No mercado em questão, os preços serão anunciados em setembro, com o início das vendas no país asiático previsto para outubro.
Aqui no Brasil, o Citroën C3 Aircross também deverá ser lançado por volta do último trimestre deste ano.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok