Ford Mustang GTD supera 800 cv e beira R$ 1,5 milhão
Configuração baseada no Mustang GT3 de competição chegará ao mercado norte-americano entre o fim de 2024 e começo de 2025
César Tizo - agosto 18, 2023
Um Ford Mustang para ninguém botar defeito…
A marca norte-americana revelou nesta semana a inédita versão GTD para o modelo, a qual foi concebida para “enfrentar os melhores esportivos europeus“.
O Mustang GTD torna-se a configuração mais potente já criada para um Mustang de rua e seu desenvolvimento teve início em 2021.
A nova versão toma como base o Mustang GT3 e vai custar a “bagatela” de US$ 300.000, quase R$ 1,5 milhão considerando a cotação atual da moeda norte-americana.
Tamanho preço em um Mustang explica-se por refinamentos como a carroceria em fibra de carbono, a asa traseira especial e a concepção mecânica tomando como referência o propulsor 5.2 V8 sobrealimentado por compressor e ligado a um câmbio transeixo de dupla embreagem e 8 marchas.
A configuração mecânica com a transmissão na parte traseira do veículo permite ao Mustang GTD alcançar uma distribuição de peso próxima de 50% por eixo, algo fundamental para um veículo que deseja se destacar pelas respostas ao volante.
A Ford ainda não revelou a potência exata do Mustang GTD, mas salienta que ela vai superar os 800 cv.
Outra sofisticação do Mustang GTD fica para seu conjunto de suspensão semiativa de última geração.
O layout traseiro é do tipo pushrod com balancim, sendo que os amortecedores internos com válvula adaptativa e as molas estão dispostos em um padrão cruzado horizontal, integrados a um subquadro tubular “forte e eficiente em termos de peso“, detalha a Ford.
“Essa arquitetura exclusiva cria uma relação de movimento da haste ao amortecedor de 1:1, fazendo o carro responder com precisão às condições da pista“, acrescenta a fabricante.
A suspensão do Mustang GTD terá ainda um modo chamado Track (pista, em inglês), que rebaixa o conjunto em quase 40 mm.
Os proprietários do Mustang GTD receberão o esportivo com rodas de alumínio forjado aro 20″, porém a Ford vai oferecer rodas opcionais de magnésio forjado, “que oferecem a combinação ideal de peso e durabilidade com design semelhante ao do Mustang GT3“, explicam os responsáveis pelo projeto.
Atrás das rodas estão generosos freios Brembo de carbono-cerâmica otimizados para dissipação de calor a fim de garantir frenagens consistentes ao Mustang GTD. O freio traseiro conta com dutos de resfriamento montados abaixo da suspensão.
O Mustang GTD, que terá produção limitada, começará a ser vendido nos EUA entre o fim de 2024 e o começo de 2025. O nome que batiza a versão é baseado na categoria IMSA “GTD”, que segue a regulamentação GT3 da FIA.
Interessante destacar que a montagem do esportivo será iniciada na fábrica da Ford em Flat Rock e depois finalizada à mão pelas equipes da Ford Performance e da Multimatic nas instalações da empresa em Markham, Canadá.
A Multimatic, no caso, foi responsável pelo desenvolvimento dos projetos do Mustang GT3, Mustang GT4 e do Ford GT vencedor em Le Mans.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok