Próximo SUV nacional da Renault pode ser maior e mais barato do que o Jeep Compass; veja projeções
Modelo foi flagrado em testes de rodagem e ganha primeiras projeções baseadas no protótipo; confira imagens
César Tizo - novembro 29, 2024
Após o lançamento do Kardian neste ano, a Renault está desenvolvendo um novo modelo estratégico para ampliar sua participação no segmento de SUVs a partir de 2025. Trata-se de um ainda inédito utilitário esportivo que promete aliar dimensões generosas a uma faixa de preço competitiva, mirando diretamente as necessidades do público brasileiro.
Apenas para lembrar, em dezembro de 2023, a Renault reforçou seu novo ciclo de investimentos no Brasil com a injeção de mais R$ 2 bilhões para adicionar a produção de um “C-SUV” em seu complexo fabril no Paraná. Vale esclarecer que a classificação “C”, de acordo com o padrão europeu, refere-se a modelos de médio porte, posicionados logo acima do segmento “B”, destinado a carros compactos.
Considerando que o Duster atualmente fabricado no país já está com o projeto datado, a Renault pode optar por um caminho estratégico vitorioso para substituir o modelo. Caberia ao “C-SUV” aliar um porte superior ao do Duster nacional com uma precificação agressiva, próxima à faixa dos SUVs compactos atuais. Sem dúvida, seria uma proposta altamente competitiva, especialmente considerando as características do mercado brasileiro, tradicionalmente sensível a preço.
Flagra divulgado no perfil Placa Verde mostra o “C-SUV” da Renault em testes
O que esperar?
Nesta semana, um importante flagra foi divulgado pelo perfil Placa Verde no Instagram, o qual mostra um protótipo do aguardado “C-SUV” da Renault efetuando testes de rodagem. Aparentemente, o desenvolvimento do modelo segue dentro do cronograma, reforçando a previsão de estreia em 2025.
As imagens também nos permitem inferir que o futuro utilitário esportivo nacional da Renault será um veículo inédito, desenvolvido para mercados emergentes, portanto sem uma relação direta com o Dacia Bigster, por exemplo, ou a geração mais recente do Duster europeu.
Em paralelo, conforme noticiamos aqui no Guru dos Carros, as aliadas Renault-Nissan informaram, em março deste ano, na Índia, que estão desenvolvendo em conjunto SUVs inéditos com opções de 5 ou 7 lugares, que serão aproveitados pelas duas marcas em países com características socioeconômicas semelhantes às do Brasil e da Índia.
Tudo indica que o “C-SUV” a ser fabricado no Paraná seja um desses novos produtos. Além disso, um de seus irmãos de projeto deverá ser o segundo utilitário esportivo que a Nissan produzirá em sua fábrica no Rio de Janeiro, ao lado da nova geração do Kicks.
Projeção do designer Kleber Silva busca antecipar o futuro SUV nacional da Renault
Projeções
Baseando-se nas fotos do protótipo do “C-SUV” da Renault em testes, combinadas com modelos globais recentes da marca, o designer Kleber Silva ilustrou o que podemos esperar da novidade em termos estéticos.
Em seu trabalho, o artista enfatiza nas projeções a questão do porte superior do modelo, que deverá ser próximo ao do Jeep Compass e do Toyota Corolla Cross, por exemplo. Os traços do próximo SUV da marca francesa poderão buscar referências no Kardian, sendo que a marca francesa deverá apostar em linhas arrojadas para cativar o público.
Uma característica que o “C-SUV” da Renault certamente deverá incorporar em seu projeto é uma cabine com ampla sensação de espaço — atributo valorizado por consumidores de países emergentes — aliada a um porta-malas generoso, que, ao que tudo indica, deverá superar a marca dos 400 litros.
Por fim, uma das principais apostas para a parte mecânica é que o inédito “C-SUV” da Renault inaugure no mercado brasileiro o conjunto propulsor híbrido flex da marca, o que certamente contribuirá para destacar a novidade no quesito eficiência.
Logo, se você está planejando adquirir um SUV em 2025 e busca um modelo espaçoso e competitivo em preço, vale a pena aguardar o lançamento desse futuro produto da Renault. Vamos seguir de perto a trajetória da novidade e, assim que mais informações surgirem, voltaremos a reportar aqui no Guru dos Carros. Acompanhe!